O LÍDER

LÍDER é aquele que determina " OS QUES " de uma organização ou país .

Quando um país ou organização não tem quem determine os seus " QUES ", não tem líder ...mas pode ter um bom GESTOR do status !...

O problema é que em tempos de turbulência e mudança, como o actual, não ter quem defina O QUE deve ser feito, mais do que estagnar é retroceder ! ...

O CARACTER DE UM LÍDER

O carácter de um líder é a chave para uma boa liderança.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

Enquanto líder e modelo de referência, numa organização, a INTEGRIDADE duma pessoa pode ser medida pela importância que atribui às consequências, das suas acções, a longo prazo e pela análise que faz da qualidade dos benefício resultantes da sua determinação e empenho .

Paul Meyer


quarta-feira, 20 de junho de 2012

LÍDERES …LÍDERES …PROCURAM-SE !...


Que  PORTUGAL precisa  de LÍDERES EFICAZES , nos mais variados níveis  das suas organizações, públicas ou privadas, lucrativas ou de solidariedade é uma   constatação,  que já tem décadas, e que não oferecendo hoje qualquer dúvida, nos leva a perguntar  porque  não se  investe  no “ alimento”  das organizações. Será que as querem deixar “ morrer à fome “ ?

Se Portugal precisa de Líderes, então porque   há tantas  escolas a formar Gestores e nenhuma a formar Líderes ?
… Será que a Elite dominante  ainda anda convencida  que o exercício de  Lideranças Eficazes,  Transparentes, com Valores e Princípios Éticos,    se consegue por nascimento ou nomeação ?

…ou ninguém se interessa com a qualidade das lideranças, porque “ quanto pior melhor ”  ?

A Título de Provocação e com base na nossa experiência pessoal vamos indicar, apenas,  cinco ( 5 )  diferenças entre GESTOR E LÍDER:

1-Metas e Objectivos
GESTOR: Foca-se  nas metas e objectivos do curto prazo, resultados e indicadores  de gestão; diários, semanais,  mensais, trimestrais, anuais .
LÍDER: Foca-se no futuro da organização. Recursos tecnológicos, desenvolvimento de recursos humanos, tendências dos seus clientes, etc. Trabalha numa perspectiva de longo prazo.

2- Funções de comando
GESTOR: Não vive sem elas. O seu “ status “  advém directamente da sua posição na estrutura organizativa, porque é isso que lhe dá a autoridade formal sobre os seus subordinados.     
LÍDER: Ainda que possa ter não necessita de funções na cadeia de comando  da organização. Possui uma autoridade que advém do seu carácter e exemplos.

3- Delegação
GESTOR: Pode e delega, normalmente, autoridade aos subordinados
LÍDER:  Nunca poderá delegar a sua autoridade de líder, uma vez que ela reside nele próprio, no seu carácter e não na sua função.

4- Contributo
GESTOR: Deve ser um garante da organização na estabilidade  de procedimentos,  dos processos  e resultados de curto e médio prazo. Cria hábitos e rotinas
LÍDER: É o garante da organização na antevisão  do futuro. Corre risco, tanto quanto pssível controlados, para ultrapassar  dúvidas e incertezas.

5- Desenvolvimento de Recursos Humanos
GESTOR: Investe  na formação   das pessoas, numa perspectiva de  “saber fazer “ de acordo com os requisitos dos processos , contra  os quais são criadas as expectativas  e avaliados os resultados do desempenho.
LÍDER:  É um MENTOR  da organização.  Busca talentos   e  investe na formação de novos Líderes  para que cada geração seja sempre melhor que a anterior .

Conclusão:
LÍDER: Define O QUE  fazer , que melhor possa garantir o  sucesso  da organização e das pessoas .
GESTOR:   Procura  FAZER de forma eficaz  o que  está suposto fazer .

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