O LÍDER

LÍDER é aquele que determina " OS QUES " de uma organização ou país .

Quando um país ou organização não tem quem determine os seus " QUES ", não tem líder ...mas pode ter um bom GESTOR do status !...

O problema é que em tempos de turbulência e mudança, como o actual, não ter quem defina O QUE deve ser feito, mais do que estagnar é retroceder ! ...

O CARACTER DE UM LÍDER

O carácter de um líder é a chave para uma boa liderança.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

Enquanto líder e modelo de referência, numa organização, a INTEGRIDADE duma pessoa pode ser medida pela importância que atribui às consequências, das suas acções, a longo prazo e pela análise que faz da qualidade dos benefício resultantes da sua determinação e empenho .

Paul Meyer


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

LÍDERES

Do que ficou dito nas entradas anteriores, sobre liderança e sobretudo da reflexão que a sábia lição de Mo Cheeks, técnico dos Portland Trail Blazers, nos veio trazer, podemos concluir que a Liderança é a relação entre o Líder e os seu colaboradores/ subordinados, a forma como ambicionam, procuram e se esforçam, em conjunto ( equipa ), para alcançarem uma visão partilhada e realizarem as acções, necessárias para o sucesso das metas / objectivos que pretendem alcançar.

Assim, torna-se claro que os resultados da acção de liderança, se por um lado aparecem directamente relacionados com o FAZER , por outro têm a ver com o SER . Isto é, com o carácter, com a honestidade, com a credibilidade, com a confiança que o líder inspira.
De facto, Lider é aquele ou aquela que sabendo interpretar causas / ideias e pretensões / ambições, combina de forma eficaz a acção com a reflexão, trabalha com a sua equipa, na identificação de metas / objectivos e recursos, acompanhando e ajudando de forma continuada nos resultados, para um contínuo benefício da sua organização, numa relação de total confiança .

Coloca-se então a velha questão de saber quem são os líderes.
Será que se nasce líder ?
A avaliar, pelo que lemos, e pelo que diariamente ouvimos, parece que a maioria das pessoas, que intervêm sobre estas questões , pensam que os líderes nascem, algures por aí e até talvez um dia, com um pouco mais de marketing, possam aparecer à venda nos supermercado ! Não fazemos partes desse grupo !

Reconhecemos, através da nossa experiência de vida que existem pessoas bastante mais propensas para liderar que outras, mas daí a concluirmos que são bons líderes vai uma grande distância. Os BONS LÍDERES fazem-se e nunca estão completos !

Tempos houve, em que poder das elites, a abundância de recursos e a ambição de poder, fizeram parecer que os líderes eram uns seres especiais que apareciam com alguma raridade e que, portanto quando apareciam teriam de ser conservados nos seus pedestais . Hoje, conhecem-se bem os resultados dessas lideranças. Aliás elas ainda por aí andam e não faltam candidatos, para as suas renovações.
Os líderes e as lideranças de que queremos tratar nada tem a ver com essas culturas.
Queremos falar de líderes e lideranças para Portugal, país incluído num espaço geográfico que cultiva uma filosofia de vida humanista e uma economia de mercado competitiva.

Nesta região do planeta há muito tempo que começou a ser abandonada a ideia de que os líderes são uns seres especiais dotados por natureza, ainda que, no nosso país, muitos teimem em não querer ver essa realidade a verdade é que são cada vez mais aqueles que já entenderam, também nesta área, que há hoje um novo paradigma sobre líderes e lideranças, que convém desenvolver e apoiar.

Na realidade os LÍDERES de que queremos falar, FAZEM-SE e fazem-se através de um processo, contínuo de desenvolvimento de competências técnicas e sociais aproveitando, obviamente, os talentos e capacidades naturais de liderança dos candidatos.


Numa próxima entrada, no blog, iremos referir-nos ao processo de como se pode fazer um LÍDER !

Sem comentários:

Enviar um comentário