A experiencia da vida ensinou-nos que poucos factos existem, que precisem mais do que uma folha A4, ou 5 minutos, para serem apresentados. Contudo passamos o tempo a escrever CV, intervenções, palestras, discursos, relatórios ( não me refiro aos judiciais que, dizem, ter milhares de páginas ! ), que para além de conterem dúzias de páginas demoram, por vezes, horas a serem apresentados.
Tenho para mim, que a causa raiz deste problema assenta em muito poucas variáveis, das quais destaco: a) o orador não sabe do que fala e/ ou não também não sabe expor o que pretende; b) o orador sabe muito bem do que fala e portanto, intencionalmente, estende-se para confundir; c) o orador é um egocêntrico, autocrático, gosta de se ouvir e portanto usa a oportunidade como acto de vaidade, autoridade e status social.
Um Líder Total, conhece bem a importância da comunicação e por isso, quando comunica, por voz ou por escrito, fá-lo de uma maneira natural, simples, compreensível e durante um período de tempo que não vá para além da capacidade humana de compreensão e concentração, o que naturalmente varia com os hábitos de ouvir e ler dos receptores da mensagem .
Os oradores referidos em b) e c) não têm, necessariamente, de ser pessoas confusas, mas representam, quase sempre, organizações que de modo deliberado procuram manipular e confundir. São as " CONFUSOPLIS ", que se apresentam ao publico como "raposas disfarçadas de cordeiros " levando o cidadão distraído a consumir até o que não necessita.
Estruturalmente, estas organizações, caracterizam-se também, por disporem de múltiplos níveis de hierarquias por serem mais fáceis de manipular - dividir para reinar !
Um Líder total, representa organizações que em vez de confundirem ( clientes e fornecedores ), procuram a transparência ( toda a informação para todos ) e a simplicidade, interna e externamente à organização.
A nível da estrutura estas organizações, em regra, caracterizam-se por uma grande horizontalidade de informação dispondo apenas de 3 a 4 níveis hierárquicos.
O LÍDER
LÍDER é aquele que determina " OS QUES " de uma organização ou país .
Quando um país ou organização não tem quem determine os seus " QUES ", não tem líder ...mas pode ter um bom GESTOR do status !...
O problema é que em tempos de turbulência e mudança, como o actual, não ter quem defina O QUE deve ser feito, mais do que estagnar é retroceder ! ...
O CARACTER DE UM LÍDER
O carácter de um líder é a chave para uma boa liderança.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.
A INTEGRIDADE DE UM LÍDER
Enquanto líder e modelo de referência, numa organização, a INTEGRIDADE duma pessoa pode ser medida pela importância que atribui às consequências, das suas acções, a longo prazo e pela análise que faz da qualidade dos benefício resultantes da sua determinação e empenho .
Paul Meyer
Paul Meyer
Sem comentários:
Enviar um comentário