Por vontade do povo, cumpriu-se a DEMOCRACIA POLÍTICA e com ela NOVAS ESPERANÇAS de MUDANÇA !
DICA:
A exemplo do que fizeram os Noruegueses em 1960 e os Suecos em 1970 é urgente em Portugal (em 2011!...), uma comissão tripartida entre Empresários , Sindicatos e Governo, para " rejeitar o gap " entre a democratização política do país e os modelos de ORGANIZAÇÃO, da maioria da empresas e desenvolverem as necessárias ACÇÕES para um PROGRAMA NACIONAL de mudança das condições de trabalho em Portugal.
É urgente um MOTIVO PARA A ACÇÃO !
Para bem da competitividade do país há que implementar uma DEMOCRACIA EMPRESARIAL, com sistema abertos de organização, que equilibrem as relações e os poderes entre o SISTEMA TÉCNICOS E O SISTEMA SOCIAL das nossas empresas, independentemente das suas actividades e dimensões.
Em época de crise, só com DISTRIBUIÇÃO DE DEVERES E DIREITOS se sobreviverá !
Porque tantos falam do sucesso da Autoeuropa e tão poucos falam do seu modelo de organização ...e o esforço realizado para a sua implementação ?
Porque não nos faltam exemplos da ineficácia, de muitas das nossas organizações, iremos lembrar neste Blog, de vez em quando, A IMPORTÂNCIA da ORGANIZAÇÃO, para a produtividade e competitividade das empresas e dos países.
O LÍDER
LÍDER é aquele que determina " OS QUES " de uma organização ou país .
Quando um país ou organização não tem quem determine os seus " QUES ", não tem líder ...mas pode ter um bom GESTOR do status !...
O problema é que em tempos de turbulência e mudança, como o actual, não ter quem defina O QUE deve ser feito, mais do que estagnar é retroceder ! ...
O CARACTER DE UM LÍDER
O carácter de um líder é a chave para uma boa liderança.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.
A INTEGRIDADE DE UM LÍDER
Enquanto líder e modelo de referência, numa organização, a INTEGRIDADE duma pessoa pode ser medida pela importância que atribui às consequências, das suas acções, a longo prazo e pela análise que faz da qualidade dos benefício resultantes da sua determinação e empenho .
Paul Meyer
Paul Meyer