O LÍDER

LÍDER é aquele que determina " OS QUES " de uma organização ou país .

Quando um país ou organização não tem quem determine os seus " QUES ", não tem líder ...mas pode ter um bom GESTOR do status !...

O problema é que em tempos de turbulência e mudança, como o actual, não ter quem defina O QUE deve ser feito, mais do que estagnar é retroceder ! ...

O CARACTER DE UM LÍDER

O carácter de um líder é a chave para uma boa liderança.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

Enquanto líder e modelo de referência, numa organização, a INTEGRIDADE duma pessoa pode ser medida pela importância que atribui às consequências, das suas acções, a longo prazo e pela análise que faz da qualidade dos benefício resultantes da sua determinação e empenho .

Paul Meyer


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Abertura Solene das Aulas 2012/2013 - Discurso do Reitor da UC

UM  LÍDER ...OPTIMISTA  ...E COM PROPOSTAS !
( Ainda há portugueses que não se limitam a dizer mal, apresentam proposta  para corrigir o que pensam estar mal... )

COIMBRA  CONTINUA UMA RESERVA  DO PENSAMENTO !


sábado, 13 de outubro de 2012

DEIXEM – NOS TRABALHAR !...


NEGATIVO / POSITIVO   -  Contra  a maré  !


Num pais, em que o seu povo,   é diariamente   martirizado,  pelos órgãos de comunicação social,  comentadores,   “ tudológos “,  políticos,  sindicalistas  e outros grupos sociais incluindo associações patronais,   com tudo o que de pior  vai acontecendo do dia a dia da nossa vida, colectiva o  volume  de desempregados  e o fecho de empresas,  tornou-se, obviamente,    um foco – o problema - com o qual até podemos concordar pelo tragédia que  representa para tanta  gente que honesta e honradamente   procura trabalhar,  para conseguir o sustento e dos seus.  

Só não entendemos   é porque o mesmo  nível de esforço e empenho não é feito  na resolução do problema:   Criação de emprego - a solução !

Todos sabemos que  a criação de emprego,  numa economia como a nossa, só é possível  através do  crescimento das empresas actuais e da criação de novas empresas.  De todo o tipo e dimensões de empresas   legais !

Também sabemos ( senão todos  alguns de nós ) que  é a sociedade civil e não o  governo  ( embora possa ajudar muito ) o grande motor  da criação e desenvolvimento de empresas e empregos,  quer pela iniciativa e  capacidade individual,  quer em associação e parcerias  diversas com outras empresas e organizações,  que podem ir desde universidades para projectos  I & D a instituições  facilitadoras de crédito.

Se sabemos isto, então  de que estamos à espera para   criar a nível nacional um grande  (  não necessariamente dispendioso ) programa  de apoio  à criação de  PME?s e dinamização das actuais ?
Na maioria das cidades  e vilas  deste país existem, abandonados,   edifícios  de velhas fábricas e escritórios  que,  com pequenos custos,   podiam servir para  que candidatos a empresários, devidamente acompanhados , por gabinetes de apoio ( muitos até  já existem nas autarquias ), pudessem desenvolver as suas ideias.

Claro que  é preciso dinheiro ( não muito ), mas algum para o arranque dos projectos  que apresentem  possibilidades  de  sucesso, para isso  deverá ser criada uma triagem    de ideias ( por pessoas competentes ) que   recomendem o apoio financeiro ( 10 a 20 K € )  às instituições financeiras que adiram ao programa.

Das entidades oficiais  ( governo e autarquias ),  pretende-se a  concepção  e dinamização do projecto  a  selecção de parceiros   e a  disponibilização  de instalações  apropriadas   e condignas, sem luxos, para  motivação dos candidatos  à criação de empresas e empregos .

DEIXEM – NOS TRABALHAR !...

EXEMPLO DE LIDERES E LIDERANÇAS - TVI



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DICAS

" O carácter é a chave da liderança. Estudos conduzidos na Universidade de harvard indicam que 85 % da performance dos líderes depende do seu  carácter pessoal "
Warren Bennis


"Os nossos problemas têm origem  em  pessoas e só podem ser resolvidos pelas por pessoas "
J.F.Kennedy


" Os problemas com que nos confrontamos hoje, não podem ser resolvidos pelo mesmo nível de pensamento que estve na sua origem "
Albert Einstein


" A maioria das pessoas tem vontade de vencer. Poucas têm vontade de se preparar para vencer "

Bobby Knigt
Coach


" Unirmo - nos é o começo. Permanecer juntos é um progresso.
Trabalharmos em equipa é um  SUCESSO " !

Henry Ford

" Eu não sei o que é a liderança, mas fico a saber, quando a vejo "

D. Eisenhower

terça-feira, 2 de outubro de 2012

20 COMPETÊNCIAS DE GESTÃO, que produzem 80% dos Resultados nas Organizações



Por mais que me custe, continuo a observar, diariamente,  uma completa ausência  de   exemplos   de ATRIBUTOS DE UMA  CULTURA  DE LIDERANÇA  DINÂMICA, nas atitudes e comportamentos  que venho observando, por parte  daqueles que, pelas funções que desempenham,  deveria ser  referências  e 
" faróis " de orientação,  deste " barco " Lusitano  sem rumo à vista .
Neste Blog,  de forma simples mas realista,  vimos lembrando e deixando "dicas " sobre a problemática da Liderança e da Gestão, com base no nosso  saber de  experiência feito  e assim vamos continuar, porque  sabemos  que o "caminho faz-se caminhando " e a caminhada ainda  mal começou !

Também é doloroso  e   como cidadão  difícil de aceitar,  embora  previsível,  que   uma nação que deu outras  nações ao mundo   seja, hoje,  liderada do exterior    devido, principalmente à nossa incapacidade e / ou incompetência  de liderança.   

Hoje, e para aqueles que vão acompanhando este Blog,  vou deixar  umas dicas  sobre GESTÃO.
Enquanto não aprendemos a Liderar  ou nos deixem Liderar, ao menos que sejamos bons  nas " arte "  / técnicas de  Gestão.

Seguem-se então 20 COMPETÊNCIAS DE GESTÃO,  que produzem  80 % dos resultados, em qualquer organização. 


20 COMPETÊNCIAS  DE GESTÃO

QUE  PRODUZEM 80 % DOS RESULTADOS NAS ORGANIZAÇÕES


SUPER CRITICAS

1. OUVIR DE FORMA ACTIVA
·      Mostrar atenção e preocupação
·      Observar “ body  language”
·      Observar o tom
·      Compreender

2. FORNECER INSTRUÇÕES
    EFICAZES
·      Motivar
·      Dizer e mostrar
·      Testar
·      Verificar
·      Assegurar compreensão

3. ACEITAR
    RESPONSABILIDADE
·      Evitar “caça às bruxas”
·      Assumir a sua quota parte
· Usar a resolução de problemas, como
    técnica.

4. IDENTIFICAR PROBLEMAS
    REAIS
·      Procurar para além dos sintomas
·      Analisar obstáculos à performance
·      Examinar  sistemas de gestão


   
MUITO CRITICAS

5. GESTÃO DO TEMPO
·      Estabelecer regras
·      Fixar prioridades
·      Organizar
·      Delegar
·      Usar o princípio 80 / 20

6. FOCO NA EXCELENCIA
·      Usar motivação positiva
·      Reconhecer e premiar o mérito
·      Dar a conhecer que nos preocupamos

7. BOA COMUNICAÇÃO
·      Informar os Que’s e os Porquês
·      Partilhar problemas e processos

8. DISCURSO EFICAZ
·      Preparar
·      Personalizar
·      Usar imagens
·      Formular

9.  REGULAR PRIORIDADES
·      MBO
·      Avaliar novos factos
·      Mudar prioridades adequadamente

10. EXPLICAR O QUE FAZER
·      Propósitos
·      Metas e objectivos
·      Tarefas
·      Planos
·      Pontos criticos

11. USAR O “FEEDBACK”
·      Perguntar
·      Ouvir
·      Informar correctamente
·      Elogiar
·      Acompanhar



CRITICAS

12. ESCRITA EFICAZ
·      Minimizar a  “poeira”
·      Ser claro e legível
·      Escrever para os outros

13. PREPARAR PLANOS
       ACÇÃO
·      Determinar passos para os objectivos
·      Decidir quem é responsável e pelo quê.
·      Estabelecer limites de tempo

14. DEFINIR QUALIFICAÇÕES
·      Requisitos / perfis
·      Níveis  de conhecimento
·      Experiência
·      Atitudes e comportamentos

15. FAZER MUDANÇAS
       ORGANIZAÇÃO
·      Desenvolver estrutura organizativa
·      Delegar
·      Desenvolver  trabalho de equipa

16. PROMOVER REDUÇÕES
       DE CUSTO
·      Explicar necessidades e métodos
·      Usar uma abordagem participativa
·      Partilhar benefícios

17.  TRABALHAR  DENTRO
        DO “ BUDGET “
·      Orçamentar
·      Desenvolver controlos
·      Minimizar perdas
·      Ser um modelo

18. DESENVOLVER METAS     E
OBJECTIVOS ESCRITOS
·      Solidificar os objectivos
·      Ser específico
·      Medir a performance

19. JUSTIFICAR NOVOS
       RECURSOS
·      Comparar custos   e benefícios   para novos colaboradores e equipamentos


20. DESENVOLVA  - SE  E   Á  SUA   EQUIPA
CONTINUAMENTE


     
.  Ler livros e imprensa especializada
·      Assistir a seminários  e acções de formação
·      Participar em actividades de crescimento





   BOA  GESTÃO ... BOA SORTE  e  FAÇAM !... porque só saber   não chega !...

Nota do autor:
Estou disponível, dentro do possível,  para ajudar a implementar  estas competências, em qualquer organização que  pretenda melhorar a sua performance .