O LÍDER

LÍDER é aquele que determina " OS QUES " de uma organização ou país .

Quando um país ou organização não tem quem determine os seus " QUES ", não tem líder ...mas pode ter um bom GESTOR do status !...

O problema é que em tempos de turbulência e mudança, como o actual, não ter quem defina O QUE deve ser feito, mais do que estagnar é retroceder ! ...

O CARACTER DE UM LÍDER

O carácter de um líder é a chave para uma boa liderança.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

Enquanto líder e modelo de referência, numa organização, a INTEGRIDADE duma pessoa pode ser medida pela importância que atribui às consequências, das suas acções, a longo prazo e pela análise que faz da qualidade dos benefício resultantes da sua determinação e empenho .

Paul Meyer


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O INVESTIMENTO ESTRANGEIRO

Numa época em que a economia,  em  Portugal,    não cresce  nem  parece haver portugueses  que a ponha a crescer, convém lembrar a alternativa  do investimento estrangeiro, que sendo um negócio tem sempre, à escala global,  investidores  interessados .

A atracção do investimento estrangeiro  é uma estratégia de empreendedorismo que requer sabedoria, discrição e muito bom senso.

Da minha experiência de vida fazem parte os projectos de sucesso da Control Data Corporation / Magnetic Peripherals, a Ford Electronica Portuguesa , a Delco Remy e a Autoeuropa, todas na Península de Setúbal  e a  UTC que foi para o Valongo / Porto. Em todos  estes projectos  trabalhei como Director, " Local Advisor ", Consultor e/ou  Formador,  mas  outros projectos  se perderam, porque os investidores não encontraram  do lado português o " conforto " estratégico  que  naturalmente procuram, nomeadamente no que concerne a:

-Infraestruturas para o projecto, mas também em escolas, habitação, culturais e lazer
-Incentivos  ao investimento no imediato, mas também a médio e longo prazo
-Competência e Qualificação dos Recursos Humanos
-Projectos de Formação  Sócio Técnico
-Base Local de Fornecedores
-Serviços de Logística e Transportes
-Etc. 

O CASO  AUTOEUROPA

A Autoeuropa é , obviamente,  um negócio. A Ford e a VW não vieram  investir em Portugal para ajudar a aumentar as exportações portuguesas  ou  reduzir  o desemprego. Vieram  porque tinham uma oportunidade de negócio e para a sua  rentabilidade  Portugal ofereceu  o pacote  de apoios  mais favorável, nomeadamente ao nível das infraestruras necessárias para a concretização do projecto.

Agora que se estão a completar 20 anos  do arranque do projecto ( assinatura do contrato em 15 /07/1991 ) e  lançamento  da primeira pedra ( 03/12/1991 ) é bom que se recorde o esforço que Portugal fez em infraestruturas ( para além  do apoio directo ao investimento ), para  conseguir atrair   este projecto, que acabou por se revelar  absolutamente estruturante para a industria automóvel nacional.

" Os custos de construção, equipamento e outros relacionados com a instalação das  referidas infraestruturas ( mas excluindo os encargos relativos à sua utilização ) serão suportados  pela  REPÚBLICA PORTUGUESA, ou  por sua conta e ordem, com excepção do Item 14 - Formação Profissional -, cujos custos serão repartidos paritariamente  entre a REPÚBLICA PORTUGUESA  e a SOCIEDADE." 

INFRAESTRURAS  ACORDADAS:

1-Ligações rodoviárias permanentes
2-Construção provisória de estradas
3-Melhoramento das vias públicas
4-Construção de rede de abastecimento de água
5-Abastecimento permanente de água
6-Abastecimento de energia eléctrica durante a fase de construção
7-Abastecimento definitivo de energia eléctrica
8-Reinstalação das  linhas de alta tensão existentes
9-Sistema provisório  de saneamento básico
10-Saneamento básico permanente (incluindo efluentes industriais)
11- Sistema de drenagem de águas residuais pluviais
12-Caminhos de Ferro
13-Depósitos para lixos não tóxicos
14-Formação Profissional
15 Instalações portuárias
16-Incineradora para lixos tóxicos
17-Abastecimento de gás
18-Telecomunicações provisórias
19-Telecomunicações definitivas
20-Habitações permanentes
21-Escolas para os filhos do trabalhadores estrangeiros
22-Serviço de incêndios
23-Transportes públicos
24-Instalações hospitalares
25-Instalações hoteleiras 

Até ao momento em que terminei as minhas funções de Facilitador  entre a Administração da Autoeuropa e os representantes da República portuguesa, tinha sido realizadas todas aquelas infraestruturas, com a excepção  da Incineradora de lixos tóxicos. 

A lista apresentada é um excelente Indicador  sobre  o que um investidor estrangeiro procura em termos de infraestruturas.

" O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO " !... por isso aqui deixo a minha homenagem a todos aqueles que contribuiram para a concretização deste projecto . ...Eles sabem que eu sei quem são !