O LÍDER

LÍDER é aquele que determina " OS QUES " de uma organização ou país .

Quando um país ou organização não tem quem determine os seus " QUES ", não tem líder ...mas pode ter um bom GESTOR do status !...

O problema é que em tempos de turbulência e mudança, como o actual, não ter quem defina O QUE deve ser feito, mais do que estagnar é retroceder ! ...

O CARACTER DE UM LÍDER

O carácter de um líder é a chave para uma boa liderança.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

Enquanto líder e modelo de referência, numa organização, a INTEGRIDADE duma pessoa pode ser medida pela importância que atribui às consequências, das suas acções, a longo prazo e pela análise que faz da qualidade dos benefício resultantes da sua determinação e empenho .

Paul Meyer


terça-feira, 15 de março de 2011

GERAÇÃO À RASCA, POVO À RASCA, PAÍS ENRASCADO E LÍDERES RASCA ! ?...

As recentes manifestações, organizadas pela Geração à Rasca, vieram expor, em praça pública, o que há muito se vem falando, nas tertúlias de amigos, e nos meios de comunicação informáticos, fora das esferas dos boys e sue amigos; O Povo está à Rasca !
Que o povo está à rasca é uma realidade, agravada nos tempos actuais, mas que já dura há muito tempo. Aliás, quem como eu nasceu no Povo, desde sempre conheceu essa situação.
A questão que devia preocupar os intelectuais, políticos, cientistas, comentadores, e outros “opinion makers “ deste país, é porque estamos à Rasca, quais as causas , as soluções e os planos de acção a implementar para que o povo deixe de estar à rasca.
Há 100 anos o povo estava à rasca; Mataram o Rei, implementaram uma democracia republicana ( porque a monarquia era a causa do povo estar à rasca ) .
Há 75 anos O povo estava à Rasca; Acabaram com a democracia, implementaram uma ditadura ( porque a democracia era a causa do povo estar à rasca ! ).
Há 37 anos, o povo estava à rasca ; Expulsaram os ditadores e implementaram uma nova república, laica a caminho do socialismo ( porque a ditadura era a causa do povo estar à rasca ! )
Hoje, depois de várias alterações na constituição desta república laica, o povo continua seriamente enrascado.
Primieira conclusão: A causa do povo estar à rasca parece nada ter a ver com o sistema político em que o povo vive !
Corolário: Se o facto do povo estar à rasca pouco ou nada tem a ver com o sistema político em que o povo vive, então a causa do povo estar à rasca só pode ter a ver com a qualidade dos Líderes que o povo tem.
E não interessa vir falar que a crise é internacional, porque sendo um facto , em época de globalização , esse facto, afecta a todos, sendo certo que nem todos sentem os efeitos negativos da mesma maneira, antes de mais porque têm Líderes competentes que sabem ter visão de futuro e perspectivar as acções a tomar para que o povo não fique à rasca. Depois porque tendo maiores recursos e níveis de desenvolvimento estão melhor preparados para responder às dificuldades.
Segunda conclusão: A qualidade das lideranças de cada país é determinante para que o povo fique mais ou menos à rasca e o país mais ou menos enrascado , em tempo de vacas magras.
Os Líderes, políticos, como todos os outros Líderes, têm de ter competência para perspectivar o futuro.
Ditdado Chinês:
“ Se os teus planos vão a um ano, semeia trigo. Se os teus planos vão a 10 anos, planta uma árvore. Se os teu planos vão a 100 anos, instrui um povo ! “
Um país, tal como uma empresa, tem de ter planos e projectos de desenvolvimento estratégico a médio e longo prazo, que motivem o povo e sejam MOTIVOS para a ACÇÃO . “
“Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho lhe serve “ !
Obviamente que o pensamento e a acção estratégica são duas das principais funções de um LÍDER .
Com um povo à rasca e um país enrascado, como entender que os seus principais recursos humanos ( Cientistas, Engenheiros, Médicos, Enfermeiros, Gestores, etc. etc. ), cuja formação custa milhões de euros, ao povo à rasca, estejam a ser disponibilizados, aos milhares ( para reduzir a taxa de desemprego ) e capitalizados pelos países mais desenvolvidos. Onde estão os Líderes deste país ? Que andam a fazer ?
Será que temos um Povo à Rasca porque temos LÍDERES RASCA ?

segunda-feira, 14 de março de 2011

ERROS FATAIS DE LIDERANÇA

Quando um Líder não  tem competência  para reconhecer a causa  dos problemas, nem a  humildade  para ouvir a voz do liderados, esse Líder  iniciou  o caminho para o abismo !
Resta aos liderados abandonarem o líder, para não terem que cair com ele.

quinta-feira, 3 de março de 2011

YouTube - A lição do ganso

YouTube - A lição do ganso: "– Enviado através da Barra de ferramentas do Google"

terça-feira, 1 de março de 2011

MENTORING

A apresentação de MENTORING, que se segue, tem sido usada desde 2006, na formação de Líderes dos Lions Clubes, em Portugal, D115CS. Mas aplica-se a todo o tipo de organizações.

Check out this SlideShare Presentation: