O LÍDER

LÍDER é aquele que determina " OS QUES " de uma organização ou país .

Quando um país ou organização não tem quem determine os seus " QUES ", não tem líder ...mas pode ter um bom GESTOR do status !...

O problema é que em tempos de turbulência e mudança, como o actual, não ter quem defina O QUE deve ser feito, mais do que estagnar é retroceder ! ...

O CARACTER DE UM LÍDER

O carácter de um líder é a chave para uma boa liderança.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

Enquanto líder e modelo de referência, numa organização, a INTEGRIDADE duma pessoa pode ser medida pela importância que atribui às consequências, das suas acções, a longo prazo e pela análise que faz da qualidade dos benefício resultantes da sua determinação e empenho .

Paul Meyer


domingo, 27 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ALERTAS - II

LIDERANÇA versus CRIAÇÃO DE RIQUEZA

(...Depois de hoje ter visitado a Autoeuropa !... )

Uma coisa é certa; com sucessos e fracassos, são os empreendedores e os seus colaboradores, que criam riqueza.

Portugal vive há demasiado tempo num paradigma de distribuição de riqueza muito superior à que é criada e retorno de investimentos insuficiente para os padrões de vida pretendidos.

Insatisfeitos com a realidade, os TALENTOS fogem para o estrangeiro, falta INOVAÇÃO, tecnológica, organizacional e desenvolvimento humano. A produtividade é baixa e obviamente, a capacidade de competitiva das empresas é fraca. Consequentemente, o desemprego e as condições de trabalho atingem níveis absolutamente inaceitáveis para um país europeu, que se pretende desenvolvido e civilizado.

Tradionalmente, espera-se que sejam os governos a resolver este tipo de problemas. Hoje, sabe-se que não é assim e são vários os especialistas a reconhecê-lo.

Pessoalmente, sempre acreditei e quero continuar a acreditar, que terão de ser os EMPRESÁRIOS e os homens de negócios ( empreendedores ), a LIDERAR O PROCESSO DE MUDANÇA, do paradigma de distribuição para o paradigma de criação de riqueza.
Os empresários devem tomar a iniciativa e serem eles a LIDERAR os processos de inovação de criação de riqueza, colaborando, quando necessário, com o governo, universidades, sindicatos e outros segmentos influentes da sociedade, mas sem nunca perderem a sua capacidade de liderança.

Onde os recursos individuais forem insuficientes, como muitas vezes acontece os empresários devem associar-se em projectos comuns, CRIANDO DIMENSÃO COMPETITIVA, hoje facilitados pelo acesso à tecnologia e aos sistemas de comunicação em rede. O papel da INOVAÇÃO, cabe essencialmente à comunidade empresarial e isto,ENTRE NÓS, requer uma significativa MUDANÇA DE ATITUDE !