O LÍDER

LÍDER é aquele que determina " OS QUES " de uma organização ou país .

Quando um país ou organização não tem quem determine os seus " QUES ", não tem líder ...mas pode ter um bom GESTOR do status !...

O problema é que em tempos de turbulência e mudança, como o actual, não ter quem defina O QUE deve ser feito, mais do que estagnar é retroceder ! ...

O CARACTER DE UM LÍDER

O carácter de um líder é a chave para uma boa liderança.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

Enquanto líder e modelo de referência, numa organização, a INTEGRIDADE duma pessoa pode ser medida pela importância que atribui às consequências, das suas acções, a longo prazo e pela análise que faz da qualidade dos benefício resultantes da sua determinação e empenho .

Paul Meyer


sábado, 31 de julho de 2010

LIDERANÇA POR PRINCÍPIOS

LIDERANÇA POR PRINCÍPIOS

Na nossa definição de Liderança ( entrada de 3 de Fevereiro 10 ) , enfatizámos a importância da relação entre o Líder e os Liderados como condição para alcançarem Metas / Objectivos comuns.
James MacGregor, no seu livro sobre “ Leadership “ definiu Liderança como o conseguir mudanças significativas que representem o interesse colectivo do Líder e dos Liderados “.
Desta introdução podemos concluir que Liderança implica:
1) MUDANÇA - As coisa podem ser diferentes / melhores, do que são na realidade e isto requer ALGUÉM que faça a mudança / ACÇÃO acontecer.

2) TRABALHO EM EQUIPA - Se as Metas / Objectivos a alcançar são comuns, então a sua definição deve ser PARTILHADA , porque só assim podem representar o interesse colectivo do Líder e dos Liderados.

Na sua prática do dia a dia, os Líderes, das várias organizações, esquecem com frequência estas condições, que são afinal a base de qualquer Liderança eficaz: 1) O Líder estabelece a visão; 2) Cria a mudança; 3) Selecciona e desenvolve talentos.
Nos últimos 25 anos, com origem nos EUA, muito se tem dito e escrito sobre estudos e práticas de Liderança .
Como consequência da nossa vida profissional, acompanhámos e ajudámos a implementar muitas das ideias resultantes daqueles estudos, na sua maioria sem resultados duradoiros relevantes, ainda que algumas teorias tivessem um relativo sucesso durante as fases de implementação.
Constrangimentos de natureza cultural e falta de envolvimento continuado, dos liderados, nos desafios das organizações contribuíram para a desmotivação e consequente redução de interesse nos processo de mudança anunciados.
Com o distanciamento que a passagem do tempo permite, relativamente à vivência daquelas experiências e também por uma observação continuada de práticas de liderança e seus resultados, em vários tipos de organizações, concluímos que pode ser muito grande o benefício, sobretudo para pequenas e médias empresas, de uma prática de Liderança com base em PRINCÍPIOS claramente definidos para o Líder e Liderados. Este processo permite que cada um dos protagonistas, na organização, possa ser fortemente exigente relativamente ao compromisso sobre os princípios, que todos assumiram, sem pôr em causa o relacionamento pessoal ( causa permanente de conflitos e desmotivação nas organizações ).
Os Princípios de Liderança a que nos referimos, foram inicialmente apresentados por Carl Larson e Frank Lafasto ( USA ), como resultado de um estudo sobre Liderança, que publicaram em 1989 e que funcionou como uma das referências para o desenvolvimento do modelo de lideranças da Ford Electrónica Portuguesa que arrancou em Agosto daquele ano.
É certo que se trata de um estudo com 20 anos, mas também é certo que durante a primeira década deste novo século, infelizmente, as práticas de gestão / liderança abandonaram muitas das recomendações e práticas que tiveram início em meados da década de 80 do século passado inspiradas no modelo Sócio técnico e que procuravam uma auto-motivação dos colaboradores das organizações através do seu envolvimento em todas as áreas da empresa . “ Todos devem saber tudo “ .
A crise de Liderança, porque na verdade é disto que se trata, que “estoirou “ em 2008 e que diariamente vemos continuada em todos os tipos de organizações ( política, negócios , desporto, etc. ), trouxeram-nos há memória as nossas experiência e a necessidade delas partilhar. Aqui vos deixo um Processo, que não sendo perfeito, foi o melhor que conheci.
São três (3) os grupos em que se divide o Processo de Liderança por Princípios: Exemplos :

1.0 - LÍDER DA EQUIPA

1.1 Evitar comprometer os objectivos / metas da equipa com assuntos políticos
1.2 Demonstrar compromisso pessoal com as metas / objectivos da equipa
1.3 Ser razoável e imparcial com todos os membros da equipa
1.4 Não afectar os esforços da equipa com muitas prioridades
1.5 Ser capaz de enfrentar e resolver os assuntos relacionados com uma performance menos adequada de qualquer membro da equipa
1.6 Ser aberto a novas ideias e informação dos membros da equipa.
1.7 Ser o primeiro responsável pelos resultados da equipa e defender os seus membros de eventuais pressões, exteriores à equipa.

2.0 MEMBROS DA EQUIPA / LIDERADOS

2.1 Demonstrar uma compreensão realista do seu papel e responsabilidades na equipa
2.2 Demonstrar uma atitude objectiva e julgamentos baseados em factos
2.3 Colaborar eficazmente com os outros membros da equipa
2.4 Não sobrepor objectivos pessoais às metas da equipa
2.5 Demonstrar vontade de alcançar os esforços da equipa quaisquer que sejam os esforços necessários.
2.6 Desejar, sem constrangimentos, partilhar informação, ideias e feedback
2.7 Disponibilidade para ajudar outros membros da equipa, quando necessário e apropriado
2.8 Demonstrar um elevado nível de excelência, nos resultados
2.9 Não assumir protagonismos e suportar as decisões da equipa
2.10 Demonstrar coragem e convicção em confrontos sobre assuntos importantes para a equipa
2.11 Demonstrar capacidade de liderança sempre que isso contribua para o sucesso da equipa
2.12 Responder de forma construtiva ao feedback dos elementos da equipa


3.0 TOMADA DE DECISÃO

O terceiro grupo de Princípios de Liderança e o mais importante, foca-se na criação, pelo Líder, de um clima que suporte um correcto processo de TOMADA DE DECISÃO. Isto significa dar aos membros da equipa a confiança para assumirem riscos, fazerem escolhas e contribuírem de forma activa para o sucesso da equipa. Assim:
3.1 Confiar aos membros da equipa um elevado nível de responsabilidades
3.2 Dar aos membros da equipa a autonomia necessária para alcançarem os seus resultados
3.3 Desafiar os membros da equipa com oportunidades que desafiem as suas capacidades individuais
3.4 Reconhecer e recompensar os níveis de performance elevados
3.5 Permanecer na retaguarda da equipa, mas dar-lhe todo o suporte de que precisar


Os Princípios de Liderança a que nos referimos não têm necessariamente que ser decalcados, mas a filosofia e cultura que lhes estão subjacentes são a garantia de RESULTADOS, para as Organizações que neles estejam interessadas e que decidi relembrar num tempo em que tanto se fala em Liderança mas que, na maioria das vezes, para satisfação do Líder e seu amigos e poucas vezes dos Liderados e das Organizações .