O LÍDER

LÍDER é aquele que determina " OS QUES " de uma organização ou país .

Quando um país ou organização não tem quem determine os seus " QUES ", não tem líder ...mas pode ter um bom GESTOR do status !...

O problema é que em tempos de turbulência e mudança, como o actual, não ter quem defina O QUE deve ser feito, mais do que estagnar é retroceder ! ...

O CARACTER DE UM LÍDER

O carácter de um líder é a chave para uma boa liderança.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

Enquanto líder e modelo de referência, numa organização, a INTEGRIDADE duma pessoa pode ser medida pela importância que atribui às consequências, das suas acções, a longo prazo e pela análise que faz da qualidade dos benefício resultantes da sua determinação e empenho .

Paul Meyer


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Como se pode fazer um líder

Quando afirmo que ninguém nasce líder, obviamente, estou a referir-me ao desempenho da função de liderança, de elevada performance, em organizações dinâmicas, competitivas ou não, de cultura democrática, com preocupações sociais. Todos sabemos que noutras culturas se passam coisas diferentes.
Mas ao fazer aquela afirmação , também não estou a querer dizer que seja líder quem quer ou possa pagar a sua formação em liderança, por mais elevado que seja o seu nível.
Convém, todavia reconhecer também, que todos nós , em algum momento das nossas vidas, exercemos a função de liderança, no emprego, na família, no clube ou em qualquer outra actividade. A questão, importante, é saber-se com que nível de desempenho executamos essa liderança.

É certo que um bom líder deve possuir e dominar um grande número de competências próprias da função e que as pode adquirir através de um plano de desenvolvimento em liderança devidamente estruturado e acompanhado por um mentor ou um “coach “, que facilite o futuro líder na aquisição de conhecimentos e também o acompanhamento ( durante determinado período ), no exercício da prática na função.

Tudo isto é importante . Mas um “líder” que fique por aqui, na maioria dos casos e na melhor da hipóteses, não passará de um gestor, que sendo bom, não é o que procuramos !

Para o desempenho da função de liderança, procuramos mais do que competência técnica, para o desempenho da função.
Existem características, nas pessoas, que ninguém pode ensinar. Exemplos: alguém consegue ensinar uma atitude de motivação ? onde se ensina entusiasmo ? e criatividade ? Estas e outras qualidades, determinam o carácter e a personalidade de um indivíduo. Fazem parte do seu ADN.
Isoladamente , estas características também não determinam um bom líder( quando muito um bom “carola“), mas em conjunto com um adequado plano de desenvolvimento são determinantes para PODEREM FAZER UM BOM LÍDER .

Concluímos assim, que um BOM LÍDER resultará sempre do desenvolvimento de dois grupos de variáveis ; As características próprias do indivíduo e o desenvolvimento contínuo da sua formação adequada ao desempenho. O resultado serão líderes íntegros, responsáveis e respeitáveis, com espírito de serviço e prontos a assumirem as consequências pelos resultados das equipas que lideram. E que se impõem aos liderados pelo exemplo das sua atitudes.

Líder é aquele ou aquela, que sabendo interpretar causas / ideias e pretensões ou ambições, combina de forma eficaz a acção com a reflexão, trabalha com a sua equipa, na identificação de metas / objectivos e recursos, acompanhando e ajudando de forma continuada nos resultados, para um contínuo benefício da sua organização, numa relação de total confiança mútua.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

LÍDERES

Do que ficou dito nas entradas anteriores, sobre liderança e sobretudo da reflexão que a sábia lição de Mo Cheeks, técnico dos Portland Trail Blazers, nos veio trazer, podemos concluir que a Liderança é a relação entre o Líder e os seu colaboradores/ subordinados, a forma como ambicionam, procuram e se esforçam, em conjunto ( equipa ), para alcançarem uma visão partilhada e realizarem as acções, necessárias para o sucesso das metas / objectivos que pretendem alcançar.

Assim, torna-se claro que os resultados da acção de liderança, se por um lado aparecem directamente relacionados com o FAZER , por outro têm a ver com o SER . Isto é, com o carácter, com a honestidade, com a credibilidade, com a confiança que o líder inspira.
De facto, Lider é aquele ou aquela que sabendo interpretar causas / ideias e pretensões / ambições, combina de forma eficaz a acção com a reflexão, trabalha com a sua equipa, na identificação de metas / objectivos e recursos, acompanhando e ajudando de forma continuada nos resultados, para um contínuo benefício da sua organização, numa relação de total confiança .

Coloca-se então a velha questão de saber quem são os líderes.
Será que se nasce líder ?
A avaliar, pelo que lemos, e pelo que diariamente ouvimos, parece que a maioria das pessoas, que intervêm sobre estas questões , pensam que os líderes nascem, algures por aí e até talvez um dia, com um pouco mais de marketing, possam aparecer à venda nos supermercado ! Não fazemos partes desse grupo !

Reconhecemos, através da nossa experiência de vida que existem pessoas bastante mais propensas para liderar que outras, mas daí a concluirmos que são bons líderes vai uma grande distância. Os BONS LÍDERES fazem-se e nunca estão completos !

Tempos houve, em que poder das elites, a abundância de recursos e a ambição de poder, fizeram parecer que os líderes eram uns seres especiais que apareciam com alguma raridade e que, portanto quando apareciam teriam de ser conservados nos seus pedestais . Hoje, conhecem-se bem os resultados dessas lideranças. Aliás elas ainda por aí andam e não faltam candidatos, para as suas renovações.
Os líderes e as lideranças de que queremos tratar nada tem a ver com essas culturas.
Queremos falar de líderes e lideranças para Portugal, país incluído num espaço geográfico que cultiva uma filosofia de vida humanista e uma economia de mercado competitiva.

Nesta região do planeta há muito tempo que começou a ser abandonada a ideia de que os líderes são uns seres especiais dotados por natureza, ainda que, no nosso país, muitos teimem em não querer ver essa realidade a verdade é que são cada vez mais aqueles que já entenderam, também nesta área, que há hoje um novo paradigma sobre líderes e lideranças, que convém desenvolver e apoiar.

Na realidade os LÍDERES de que queremos falar, FAZEM-SE e fazem-se através de um processo, contínuo de desenvolvimento de competências técnicas e sociais aproveitando, obviamente, os talentos e capacidades naturais de liderança dos candidatos.


Numa próxima entrada, no blog, iremos referir-nos ao processo de como se pode fazer um LÍDER !

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Liderança é isto ...e não tem côr !

Sem comentários. Qual de nós avançaria? Todos, de certeza!

Leiam o texto primeiro e depois vejam o vídeo.


Nos tempos que correm, tão simples. Liderança é isto!

A menina, de 13 anos, ganhou um prémio e foi cantar o hino dos EUA,num jogo da NBA.

Vinte mil pessoas no estádio. Ela afinada e compenetrada. De repente o braço tremeu, engasgou -se, esqueceu-se da letra... e TEVE UMA BRANCA!!!

Treze anos, sozinha, ali no meio. e o público ameaça uma VAIA. De repente,Mo Cheeks, técnico dos Portland Trail Blazers, aparece ao seu lado e começa a cantar, incentivando-a e trazendo o público.

Só o técnico tomou a iniciativa de ir até lá para ajudar, enquanto à volta dela se começava a ensaiar a vaia.

Mo Cheeks, mostra o que é LIDERANÇA como uma atitude de apoio, NA HORA CERTA, pode fazer uma grande diferença, para ajudarmos e mudar a história do JOGO da vida.



AGORA VEJAM O FILME... e não esqueçam a lição !