O LÍDER

LÍDER é aquele que determina " OS QUES " de uma organização ou país .

Quando um país ou organização não tem quem determine os seus " QUES ", não tem líder ...mas pode ter um bom GESTOR do status !...

O problema é que em tempos de turbulência e mudança, como o actual, não ter quem defina O QUE deve ser feito, mais do que estagnar é retroceder ! ...

O CARACTER DE UM LÍDER

O carácter de um líder é a chave para uma boa liderança.
Investigações realizadas pela Universidade de Harvard indicam que 85 % da performace, em liderança, depende do carácter pessoal do líder.

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

Enquanto líder e modelo de referência, numa organização, a INTEGRIDADE duma pessoa pode ser medida pela importância que atribui às consequências, das suas acções, a longo prazo e pela análise que faz da qualidade dos benefício resultantes da sua determinação e empenho .

Paul Meyer


domingo, 31 de janeiro de 2010

INTRODUÇÃO

O tema Liderança tem sido, estou bem certo disso, um dos mais atractivos e motivadores da minha vida, quer a nível pessoal quer profissional. Primeiro porque muito cedo, aos 12 anos de idade, fui confrontado com a situação de aprender a viver sozinho, depois porque aos 16 fizeram de mim um Monitor de 30 colegas de colégio, para aos 26 anos ser convidado para a função de director de uma fábrica, com cerca de 600 pessoas.

Em todas aquelas experiências, tão extraordinárias, como surpreendentes, mas muito enriquecedoras, aprendi essencialmente com os erros que fui cometendo, com a dedicação de muitos dos meus colaboradores, com a reflexão sobre os erros, sua consequências e acções para os evitar. A principal conclusão a que cheguei, validada até aos dias de hoje, é de que uma boa Liderança não é uma questão de força, mas de inteligência.

Assim e graças às oportunidades que me foram sendo proporcionadas por empresas Americanas, onde trabalhei, entre 1972 e 1997, no desempenho de diversas funções de Direcção e Consultoria , fui consolidando a ideia de que para além das múltiplas definições que aparecem nas dezenas / milhares (?) de livros sobre estes assuntos, a Liderança pode resumir-se a; uma relação entre o Líder e os seguidores (liderados ), da forma como ambicionam, procuram e se esforçam, em conjunto ( equipa ), para alcançarem uma visão / acção partilhada.

Não é bom Líder quem quer, em tão pouco se nasce um Bom Líder.
Uma boa Liderança, enquanto acção do Líder, também não se esgota com a obtenção de qualquer grau académico. Ela será sempre o resultado de um trabalho árduo e inteligente, na busca das melhores soluções para levar outras pessoas a surpreenderem-se , pela positiva, com a dimensão dos resultados que conseguem atingir graças ao elevado nível de auto motivação que desenvolvem, numa procura contínua de melhoria de processos e métodos.

O sucesso de um bom Líder é o sucesso, nos resultados, dos seus liderados e não o seu enriquecimento pessoal !

Entre as diversas características / qualidades, dos Líderes, que podemos vir a desenvolver, no futuro, hoje, quero deixar a ideia de que actualmente e nos mais variados locais da Terra, existe um enorme consenso, entre as pessoas com experiências positivas em Liderança, de que um bom Líder tem de ser alguém capaz de desenvolver uma Visão clara, sobre as Metas que pretende atingir, devidamente suportada por Valores e Princípios Éticos que o auto-motivem a alcançar os seus propósitos, e capaz de partilhar essa Visão, Valores e Princípios com os seus liderados. O Líder tem dar o exemplo de estar na frente, em tudo o que pretende dos outros !